Ponto de vista epistêmico - 1

terça-feira, 29 de julho de 2008

Quando penso em ponto de vista de alguma coisa, há uma frase que logo me vem à cabeça: o copo está meio cheio ou esta meio vazio? Depende. Mas, depende de que? Depende do seu ponto de vista.

Lembro também de alguns momentos em que me abstive de ter uma opinião formada sobre determinado assunto e diziam que eu estava em cima do muro. Bom, hoje sei que não sou só eu que penso assim. E é nessa área de conhecimento - e de dúvidas - que entra o conceito de epistemologia!

Epistemologia é o conhecimento do conhecimento, ou ciência da ciência.

Quando entramos no território midiático, falar de epistemologia se torna algo bastante complexo. O que é certo o que é errado? O que é verdade e o que é mentira? O que é verdade absoluta e o que é senso comum? Tal cobertura é sensacionalista ou o papel da mídia é mostrar todos os fatos, acima de qualquer interesse?

Acredito que antes de julgarmos determinada notícia, tal veículo, ou aquela cobertura de imprensa, o que é necessário ter em mente é que todos somos influenciados pelos nossos pontos de vista. Mas, antes de tudo, não há certezas, mas probabilidades. A filósofa Marilena Chauí em seu texto Simulacro e poder: uma análise da mídia fala de dois conceitos que a mídia de massa tem sobre a população: a infantilização e a dispersão da atenção. De forma sintetiza, ela coloca a mídia como mero instrumento alienador.

Acredito que a filósofa, em sua visão reducionista, certamente não analisou a mídia como um todo. Ainda mais no mundo de hoje, onde a mídia pode ser encontrada na forma de micropoder. Exemplo clássico é o meio que vos apresenta essa apresentação final: o blog.

O blog pode ser algo grande ou pequeno, dependendo do ponto de vista. Ou ele pode ser ambos. Na verdade, aqui eu faço uma relação com com o conceito de Visão Multiperspectívia de Douglas Kellmer: "Toda interpretação é necessariamente mediada pela perspectiva de quem a faz, trazendo, portanto, em seu bojo, inevitavelmente, pressupostos, valores, preconceitos e limitações".

(Fontes: vide bibliografia do semestre - primeiro post)

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