Mercado e consumo - 1

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Somos consumidores ou somos consumidos"

Bom, particularmente, eu acho que somos os dois casos: consumidos e consumidores.

Para começar, é fato que consumimos muito além de nossas necessidades básicas de alimentação, vestimentas, moradia, transporte.

Mas, por que consumimos tanto e desnecessariamente? Acima de tudo, podemos dizer que é uma questão cultural. A publicidade criou o conceito de necessidade para o consumo. Passamos a precisar sempre do mais novo, o mais caro, o "de marca". Tudo isso para nos sentirmos incluídos socialmente.

E o mais engraçado é que o marketing já se deu conta de que tem que mexer com o imaginário do público infantil, não só futuros, mas também atuais consumidores em potencial. Os pequenos já têm poder de escolha, já decidem, opinam. A quantidade de comerciais voltados para o público infantil é surpreendente.

A partir daí, surge a grande questão entre consumir e ser consumido. Antes de mais nada, querer ter posse de um bem é uma escolha. No entanto, a função da publicidade é exatamente mexer no imaginário das pessoas, fazendo com que elas sintam a necessidade de ter algo que não precisam. E é a partir daí que o consumidor passa a ser consumido.

Exemplos desse tipo de publicidade não faltam. A indústria da cerveja mexe muito com o imaginário do homem, sempre com mulheres desejadas envolvidas nos comerciais. Celulares transformaram-se de mero instrumento de comunicação para artigo de luxo. Novos modelos tiram fotos, tocam música, acessam a internet e - pasmem - fazem até ligações!

Até as crianças são atingidas pela indústria tecnológica. Brinquedos novos não param de surgir e de ser comprados. Alguns países, conscientes do mal que a publicidade pode ocasionar no público mais jovem, proibiu o marketing infantil na TV. Dentre eles estão a Suécia e a Noruega.

Estimular o consumo exacerbado traz consequências de todos os tipos, incluíndo no aumento da violência e na degradação do meio ambiente. Sabemos disso.

Pena que isso a publicidade não divulga. Aliás, só divulga quando interessa. Mas isso é assunto para o próximo post.

0 comentários: