Agenda Setting - 1

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Você já reparou como determinados assuntos estampam os jornais por dias seguidos? Qual a última notícia da qual você se lembra? Como é feita a definição das pautas a serem trabalhadas em um determinado veículo?

Tudo isso é explicado pela teoria do Agenda Setting, desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 70. O pensamento diz que a mídia determina a pauta para a opinião pública destacar alguns temas e preterir outros. Vamos analisar a página do jornal de hoje.

Manchetes, notícias em destaque, chamadas menores. As pautas são pensadas e, quando repetidas, tornam-se foco de discussão. Tudo isso é causado pela Agenda Setting.

Grande exemplo recente: você já ouviu falar do caso Isabella? Já? Quantas vezes? Todos os dias nos últimos tempos! Pois é, eu também. E aí eu chego em uma roda de conversa com meus amigos e discuto quem matou Isabella. Pronto! Virou destaque na opinião pública.

Mas, quem matou a menina? Eu acho que foi o pai. Há quem creia que foi a madastra. Já ouvi dizerem até mesmo que foi a mãe. Pois é, se a mídia consegue muitas vezes dizer o que devemos pensar, nem sempre ela consegue ser “bem sucedida ao indicar às pessoas como pensar” (McCombs e Shaw, 1972 In: Traquina, 2000, p. 49).


0 comentários: