Conglomerados midiáticos - 3

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Blá, blá, blá: a internet realmente é democrática?

Novamente e particularmente, acredito que sim, e que ela caminha para isso cada vez mais. E porque? De forma bruta e generalizada, o internauta de qualquer nível social (na teoria) consegue produzir e divulgar o material que quiser. Digo NA TEORIA porque sabemos que nem todos têm acesso à computadores. Mas, de certa forma, o número de acesso vêm crescendo a cada ano. Não chegará ao total absoluto, mas, quem sabe, perto disso?

Bom, o investimento na rede também aumenta a cada ano. Novas formas de comunicação demonstram que o potencial na web é enorme e está pronto para ser explorado.

Outro ponto importante que vai contra a idéia de conglomerados: segmentação. Ninguém quer assistir ou ler coisas que não lhe interessam. Isso porque as pessoas têm gostos diferentes. A internet atende de forma interessante a essa variedade de gostos. Os estilos de vida são levados em contas. Pesquisas direcionam melhor seus produtos, atingem seu público alvo, e a comunicação direcionada é feita com sucesso. Ok, isso já acontece, mas não em escala tão grande como na internet.

Fora a interatividade e a capacidade de um usuário passar a fornecer conteúdo.

Como será que tudo isso vai acabar? Conseguirá a internet derrubar os invencíveis conglomerados midiáticos? É esperar e ver. Ou não.

0 comentários: