Modernidade líquida - 1

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Quando eu estava na sexta série, aprendi que o estados físicos da água eram o sólido, o líquido e o gasoso.

O líquido tem como principal característica se adaptar ao recipiente que o contém. É uma forma maleável, adaptável.

Zygmunt Bauman, este da foto à esquerda, é um sociólogo polonês que trata do conceito de modernidade líquida. Fazendo uma analogia com a água, podemos dizer que, o tal conceito, afirma que a modernidade é algo sem forma definida. E é mais ou menos isso mesmo que Bauman diz.

A modernidade líquida também se caracteriza como dinâmica, leve, é o software conta o hardware. Paremos para pensar na comunicação hoje. Tudo é muito rápido, instantâneo. Algo acontece e pronto! virou notícia.

Inventam algo novo e, de repente, tornou-se velho. O corre-corre das pessoas, pressa, preocupação com o tempo, stress, enfim.

A liquidez nas nossas vidas trazida pela modernidade, afinal, é boa?

Tenho grandes, enormes dúvidas quanto a isso.

2 comentários:

Claudia Giron Munck disse...

Esse foi um dos conceitos que mais gostei de aprender na pós, sabia?
Acho que nos faz parar para pensar nos rumos que estamos dando para nossas vidas.

Dri, ameiiiiiiiiiiiiiiii seu blog!!! Foi o melhor que vi!!!
E depois eu que sou dedicada, né? hauahauahuahaua

Parabéns!!!! Beijos (tô com saudades já!!)

Daniela disse...

Dri!!

Adorei o comentário do "qdo estava na escola aprendi sobre o sólido, líquido e gasoso"... sempre q o Dimas falava em Modernidade Líquida eu lembrava disso!!
hahauhauahuhauhau

O blog tá show... mto legal mesmo!!

bjaum,
Dani