Mafalda # 1

quinta-feira, 24 de abril de 2008


Essa tira me fez lembrar uma cena engraçada que me aconteceu há alguns dias. Perguntei a uma pessoa se ela tinha conta no Orkut, e ao me dizer que não, a minha reação foi similar à da amiga da Mafalda: um sonoro "MENTIRA, COMO ASSIM?".

Mudam-se os tempos, mas algumas coisas nunca mudam.

Parei!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tenho lido muitos posts do pessoal da sala sobre publicidade, e hoje, coincidentemente, um fato me chamou a atenção.

Nesta manhã, ao ler a Folha Online, reparei que havia uma imagem diferente das outras. Uma frase de ordem estampada num fundo preto me deixou curiosa: "Pare de falar e comece a fazer".

Resolvi pesquisar mais e ver do que se tratava. Encontrei um site cujo endereço é o mesmo da frase, sem nada mais explicativo. Ainda não satisfeita, fui atrás de mais informações.

Em seguida, achei em um
blog que trata de marketing viral uma explicação que mais ou menos me sossegou.

O "Pare de falar e comece a fazer" se trata de uma campanha publicitária, cujos autores e objetivos ainda não foram divulgados. Essa mesma tática, que já foi utilizada no site
Limão trabalha com o viral, o boca-a-boca. Eu li, achei estranho, resolvi pesquisar, passei para um colega no msn, e postei aqui, em meu blog. Vocês lerão, acharão interessante e repassarão.

A jogada é boa, mas não é tão simples como parece. Não há uma fórmula e requer muito mais criatividade por parte daqueles que lidam com a mídia. Conseguir a atenção do cliente, do leitor, tornou-se um grande desafio, talvez o maior que estamos enfrentando.

Alguns dizem que é devido ao excesso de informação, outros por causa da qualidade da mesma. Mas antes de chegarmos a alguma conclusão, teremos muito o que fazer!!

Saiba mais

Banners na página da Folha de São Paulo estão mostrando a frase, o Orkut possui uma comunidade com 50 membros e o Yahoo Respostas também já tem questionamentos “espontâneos” sobre o imperativo. Até nos aeroportos* as palavras de ordem “Pare de Falar Comece a Fazer” estão marcando presença.

(Fonte: simviral.com)

Você já "googlou" hoje?

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Hoje eu acordei e vim para o trabalho. Ao chegar, entrei no meu Gmail, conectei no meu Orkut e dei uma olhada na minha agenda online. Como o dia estava tranqüilo, fiquei vendo uns vídeos no Youtube. Não demorou muito, vieram puxar papo no Gtalk e assim fiquei o resto da tarde, só papeando.

Ao pensar em conglomerado midiático, não me vem outra coisa à cabeça se não o Google. Às vezes tenho a impressão de que, todos os dias, a empresa compra algo novo, ou vem com uma novidade. Em pensar que ela começou como um mero site de busca, dá até medo.

Medo sim, pois, se pararmos para pensar, quantos de nós leram aquele contrato de adesão da rede social Orkut, ou mesmo do Gmail, antes de fazer parte dele? O Google, meu povo, trabalha com informação, e isso inclui as NOSSAS informações. Fornecemos nossos dados de graça, sem nos preocuparmos. E nossa privacidade? Expomos em um perfil com fotos, comunidades e grupo de amigos.

O conglomerado Google certamente é o que mais cresce nos últimos tempos, e a tendência é ampliar cada vez mais o seu campo de atuação.

O último post do Blog do Google Brasil trata exatamente essa questão da segurança, afirmando que eles estão trabalhando para controlar “cuidadosamente o acesso a informações confidenciais de qualquer tipo”.

Sinceramente, não sei se um cadeadinho nas fotos do orkut é a solução desse problema
...

Últimas notícias sobre o assunto

Caiu no primeiro de abril?

terça-feira, 1 de abril de 2008

Muitos internautas se surpreenderam ao logar hoje na rede social orkut: ela havia mudado de nome.

No lugar do tradicional logo, estava escrito "Yogurt". A primeira reação da maioria das pessoas foi acreditar que seu computador havia sido invadido. Confesso que pensei em passar o antivírus no meu computador. Outros acreditaram na substituição real do nome da rede.

No final das contas, tudo não passava de uma brincadeira do Google, que todos os anos cria uma série de falsas notícias. Além da brincadeira com o orkut, a empresa avisou que irá criar uma empresa em Marte. É uma espécie de tradição que o grupo segue todos os anos, com trotes e notícias duvidosas.

Para saber mais das mentiras da empresa, entrem no site undergoogle e confiram.

Aliás, ouvi dizer que sexta-feira não tem aula...